quarta-feira, 30 de abril de 2008

Benefiber - Easy in, easy out







Quando o diretor de arte Kleyton Mourão explicou o lay out, demorou um pouco a queda da ficha. Tínhamos que ilustrar personagens comestíveis (alimentos) saindo tranqüilamente de um túnel. O resto seria complementado com o slogan da campanha "Easy in, easy out". Com toda a certeza essas ilustrações foram umas das mais ousadas e divertidas de se fazer. Foram diferentes traços trabalhados por 4 ilustradores.

Agência: Euro RSCG
Art Buyer: Ricardo Lívio
Redator (a): Leonardo Gonçalves
Diretor(a) de Criação: Rodrigo Corbari
Diretor(a) de Arte: Kleyton Mourão
Cliente: Benefiber
•••
Ilustração: Openthedoor
Técnica: pintura digital
Equipe: Luciano Lagares (direção de arte e finalização), zé carlos (ilustração "Lagosta"), Jairo Rodrigues (lápis "Porquinho"), Márcio Freire (cores "Porquinho"), Rômolo (ilustração "Hamburger")
Atendimento Openthedoor: Luciano Lagares

terça-feira, 29 de abril de 2008

Teaser Sundown















Clique aqui para assistir o vídeo

Este vídeo em animação foi produzido pra anunciar o lançamento dos novos modelos de motos Sundown para 2008. A idéia era criar um clima de fofoca de bastidores com os personagens em silhueta conversando no palco atrás de uma cortina. A tartaruga não se contém e se adianta em mostrar um pouco da campanha. Ela pula diante do público e revela os novos garotos propaganda desenvolvidos em 3d. Os comerciais foram produzidos pela Casablanca sob a direção de Rogério Utimura e o teaser e o concept dos personagens foram produzidos pelo estúdio Openthedoor. Infelizmente, por questões de estratégia de marketing, nenhum filme foi veiculado.

Cliente: Sundown Motos
Campanha: O bicho vai pegar
Agência: Heads Curitiba
Diretor de criação: Kike Borel
Audio: Jamute
•••
Produção: Estúdio Openthedoor
Diretor: Luciano Lagares
Produtor: Renato Olandesi
Animação 2d: Rômolo
Concept art: Jairo Rodrigues, Zé Carlos
Direção de arte e Animação 3d: Luciano Lagares
Rigging, iluminação, render e edição: Renato Olandesi
Modelagem e textura: Márcio Freire
Setup de cena, modelagem e cloth simulation: Wagner de Souza

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Diário de Bordo - Banco do Brasil















Diário de bordo nada mais é do que o conjunto composto de agenda, bloco de anotações e calendário personalizados do Banco do Brasil. Pra 2008 o diário de bordo foi ilustrado dentro de estilo da arte Naif. Buscamos referências e fizemos os primeiros rascunhos. Por se tratar de uma arte popular realizada por artistas que nem estudaram arte e não tem nenhum tipo de idealização, ou pretensão, foi um tanto difícil de encontrar o que tornava esse estilo de arte tão característico.
Tudo o que rascunhamos logo de cara, como composição, movimento, rítmo, perspectiva, etc estava em cheque. Neste caso, toda aquela dita linguagem da ilustração teve que ser esquecida e a ilustração saiu como se fosse um dos nossos primeiros desenhos. Foi mais ou menos como ilustrar sem compromisso.

Agência: Master Curitiba
Redação: Saulo Ângelo
Direção de Arte: Renan Molin
Direção de Criação: Marcos Minini
Produção Eletrônica: Thaysa Bono
Produção Gráfica: Reinaldo Saucedo
Anunciante: Banco do Brasil
Aprovação: Jussara Silveira de Andrade Guedes , Luis Carlos Ranieri, Mario Lucio Peconick, Valéria Blasi
•••
Ilustração: Openthedoor
Técnica: Pintura digital sobre lápis
Equipe: Luciano Lagares (direção), Jairo Rodrigues (pesquisa e lápis), Márcio Freire, Joelson de Souza, Luciano Lagares, Rômolo, Zé Carlos e Jairo Rodrigues (pintura digital), Fabiano Vila Nova (formatação e gerência), atendimento Openthedoor (Marli Débora)

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Top of Mind 2007


Anúncio jornal


primeira versão não-veiculada

No briefing estava claro: Nada de rótulos de marcas conhecidas. Fizemos uma rápida pesquisa de embalagens dos produtos que deveriam ser ilustrados e rascunhamos algumas opções até chegar numa proposta interessante e que ao mesmo tempo permitisse uma clara leitura da mensagem. A tipografia deveria acompanhar não só a linguagem usada nos rótulos, mas também estar na mesma linha de comunicação específica do produto, fosse mais popular, mais refinado ou mais clássico. Fora isso a leitura do título era primordial.

Top Of Mind 2007
Agência: Africa
Art Buyer: Andrea Mancini
Art Buyer assistente: Raquel Dias
Redator (a): Sérgio Scapelli
Diretor(a) de Criação: Alessandro Cassulino
Diretor(a) de Arte: Antônio Corrêa
Cliente: Folha de S. Paulo
•••
Ilustração: Openthedoor
Técnica: mista (pintura digital, 3D, vetores)
Equipe: Luciano Lagares (direção e finalização), Rômolo (design das embalagens), Jairo Rodrigues (ilustração rótulo de azeite), Márcio Freire (pintura digital), Zé Carlos (ilustração rótulo de biscoitos), Wagner de Souza (modelagem, iluminação e render), atendimento Openthedoor (Marli Débora)

Tauri









Tauri foi o personagem que ilustramos para o produto Nutrinho da Nutrimental através da agência curitibana Opus Múltipla. O personagem é forte, atleta e cheio de energia.

Agência: Opus Múltipla
Art Buyer: Wippel
Diretor(a) de Criação: Alessandro Tauchmann
Diretor(a) de Arte: Alessandro Tauchmann
Redator (a): Maria Fernanda
Cliente: Nutrimental
•••
Ilustração: Openthedoor
Técnica: Pintura digital
Equipe: Luciano Lagares (direção), Zé Carlos (ilustrações), Fabiano Vila Nova (formatação e gerência), atendimento Openthedoor (Marli Débora)

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Black Power - Listel



O principal recurso utilizado pra fazer o cabelo estilo black power foi computação gráfica. Fotografamos e visualizamos folhas de lista telefônica em diversas situações pra buscar o efeito translúcido da luz neste tipo de papel se perder as texturas.

Agência: Master
Art Buyer: Thaysa Bono
Diretor(a) de Criação: Luciano Toaldo
Diretor(a) de Arte: Luciano Toaldo e André Macena
Redator (a): Marcelo Romko
Fotografia: Marcus Luconi
Cliente: Publicar
•••
Ilustração: Openthedoor
Técnica: 3d
Equipe: Luciano Lagares (direção, iluminação e finalização), Wagner de Souza (modelagem, iluminação, textura e render)

terça-feira, 15 de abril de 2008

Yázigi - inglês sem tortura


cartaz


revista


outdoor

A campanha "inglês sem tortura" Yázigi criada pela Mccann no final de 2007, volta aos tempos do paz e amor. A ilustração traz ícones dos anos 60, cores psicodélicas e muito tecido colorido. Foram 3 ilustração desmembradas e remontadas para diversas mídias como revista, anúncios, jornais, etc.

Agência: Mccann (São Paulo)
Art Buyer: Ana Rodrigues(Iza)
Diretor(a) de Criação: Lusa Silvestre
Diretor(a) de Arte: Maribel Suarez
Redatores: Marcelo Lima, Marcos Dionísio
Cliente: Yázigi
•••
Ilustração: Openthedoor
Técnica: Ilustração de vetores e imagens
Equipe: Luciano Lagares (direção, finalização e tecidos), Jairo Rodrigues (lápis e tipografia), Luciano Lagares e Rômolo (diagramação e cores), Fabiano Vila Nova e Wagner de Souza (vetores), Fabiano Vila Nova (formatação e gerência), atendimento Openthedoor (Luciano Lagares)

segunda-feira, 14 de abril de 2008

XXVI Oficina de Música de Curitiba


cartaz - música eletrônica


cartaz - música erudita



cartaz - mpb

A gente sempre faz por puro prazer uma ou outra ilustração sobre música ou sobre músicos que a gente curte. Talvez por isso a encomenda de ilustração para a Oficina de Música tenha se destoado tanto das demais produções do estúdio. A idéia era trabalhar uma silhueta que não fosse chapada de preto. Tinha que ter bastante movimento e extrair dos instrumentos um traço sutil e leve para compor com o texto.

Agência: Master
Art Buyer: Thaysa Bono
Diretor(a) de Criação: Marcos Minini
Diretor(a) de Arte: Renan Molin
Cliente: FCC – Fundação Cultural de Curitiba
•••
Ilustração: Openthedoor
Técnica: mista (nanquim, recortes e photoshop)
Equipe: Rômolo e Jairo Rodrigues (layout, lápis e finalização), atendimento Openthedoor (Marli Débora), Fabiano Vila Nova (formatação e gerência)

terça-feira, 8 de abril de 2008

Caricaturas no Pandoro

Texto extraído do blog do jornalista e colunista Adonis Alonso http://aalonso.blog.uol.com.br/

OPEN THE DOOR NA REABERTURA DO PANDORO

O publicitário Edgard Sahyoun, da OOHMídia, e o arquiteto João Armentano vão reabrir na próxima segunda-feira (14) o tradicional Pandoro, fechado há um ano e meio. Antigo ponto de encontro de empresários e publicitários, o restaurante será reaberto homenageando esses clientes especiais com caricaturas que vão compor a decoração do local. O responsável por esses cartazes é o estúdio de design de Curitiba Open The Door. Seus profissionais já produziram caricaturas de figuras como Washington Olivetto, Nizan Guanaes, Roberto Duailibi, Flávio Resende, Celso Loducca, o advogado Antonio Cláudio Mariz de Oliveira e o banqueiro Paulo Setúbal, entre outros. Segundo Sahyoun, o novo Pandora vai funcionar inicialmente entre meio-dia e uma hora da madrugada, com almoço-executivo, happy hour e jantar, privilegiando a cozinha boêmia, a cargo do chef Alexandre Saboya, e uma grande variedade de petiscos. “Em breve vamos retomar o famoso café-da-manhã Pandoro e abrir o jardim para ampliar a área de 800 metros quadrados que já comportará 200 pessoas sentadas”, diz Sahyoun.

Texto escrito por Adonis Alonso

quarta-feira, 2 de abril de 2008

anúncio Rádio Metrópole









"Dê sua opinião, seja ela qual for". A diretora de arte Cristiane Uflakker da Duda Propaganda queria algo forte, que intrigasse e fosse provocativo. Foram criados algumas propostas a lápis até obtermos um aprovação final.

Agência: Duda Propaganda
Art Buyer: Selma Momosse
Diretor(a) de Criação: Marcelo Kertesz
Diretor(a) de Arte: Cristiane Uflakker e Marcelo Kertesz
Cliente: Rádio Metrópole
•••
Ilustração: Openthedoor
Técnica: pintura digital
Equipe: Jairo Rodrigues, Márcio Freire, Fabiano Vila Nova e Luciano Lagares

© 2008 OpenthedoorTodos os direitos reservados.